quinta-feira, 9 de junho de 2011

Alcançando a vitória nos estudos

    Sempre converso com o meu amor (Bruna) a respeito deste assunto tão presente na vida dos jovens que estão passando por aquela fase de estudos intensivos, provas, concursos, a dúvida sobre que profissão escolher, etc. É uma fase de decisões muito importantes, que irão direcionar toda uma vida. Importante é lembrar que nada acontece sem o querer e permissão de Deus, e a decisão d'Ele sempre nos trará o melhor, mesmo que na nossa opinião seja o contrário. Achei interessante comentar sobre isso nessa minha primeira postagem no blog. Vou explicar e exemplificar qual a melhor maneira, na minha opinião (através de conselhos que recebi de professores, colegas, mãe; e de medidas que aprendi por experiência própria), de organizar o seu tempo para os estudos.
    A primeira coisa a fazer é traçar um objetivo. O que você sempre sonhou fazer? Você se identifica com essa profissão que sempre quis? Sabe exatamente como chegar lá e como é trabalhar nela? Pesquise. E o mais importante: É a vontade de Deus? Peça, e ele irá confirmar para sua vida de algum jeito.
    Uma vez que você já conhece, mais ou menos, como funciona essa profissão, já sabe o que deve estudar para alcançar esse objetivo (todo concurso informa os assuntos que serão abordados na prova), e sabe também o tempo que se tem até a data da prova para estudar, você está pronto para dar o segundo passo: Organizar o seu tempo e estudar.
    Como organizar os horários de estudo, conciliar com as outras atividades diárias, lazer e descanso? Lembre-se que cada um tem um estilo de vida diferente. Uns estudam rigorosamente e levam o dia todo, outros estudam menos, prestam atenção na aula e têm boas notas, e há outros que não conseguem estudar por falta de tempo (os que não estudam por preguiça não entram em questão). Lembro duas coisas: Todos têm a mesma chance de passar, pare pra pensar nisso. E mais: O que define o bom estudo não é passar o dia inteiro estudando, mas sim a qualidade desse estudo (exercícios, muitas fontes de informação, teoria e prática, dúvidas sempre tiradas, um bom local para estudar).
     Analise o seu dia-dia. Observe as atividades que você tem como prioridade (ir à escola, cuidar das coisas de casa, trabalhar - em alguns casos). Você terá uma noção de quanto tempo disponível tem para estudar, de que horas do seu dia você pode usar nos estudos. Depois disso, defina os estudos como prioridade. O segredo de ter o seu tempo organizado é conciliar quatro coisas: Estudo - Obrigações -Descanso - Lazer. Não estude com sono, nem estude querendo fazer outra coisa. A sua produção vai ser zeroNunca esqueça da sua dedicação ao Senhor, que te conduzirá a alcançar a vitória...
     Terceiro passo: Você tem dificuldade em alguma matéria? Procure tirar as dúvidas com alguém com quem você tenha plena segurança em aprender, um professor, um amigo. Ninguém, por mais auto-didata que seja, consegue aprender sem algum tipo de ajuda. Tem problemas com Exatas? Treine bastante as fórmulas e cálculos e tire dúvidas. Dificuldade em Humanas? Leia sempre a respeito e tire dúvidas. Sei que é difícil quando você olha uma questão, ela olha pra você, e nada acontece. Isso deve ser evitado, você deve lutar para chegar no dia da prova sem dúvidas. É como dizem lá no Colégio Militar, onde aprendi tudo isso: "Treinamento difícil, combate fácil". Lembre-se que, por mais triste que seja essa realidade, o vestibular é uma competição. Você deve dar o seu melhor, pois, neste exato momento, tem alguém preparado para passar na sua frente e te tirar uma vaga. Mas fique calmo(a). DEUS LUTA AO SEU LADO!
     Agora, você já sabe o que quer. Já sabe quanto tempo tem no seu dia para correr atrás dos estudos, e sabe que deve priorizá-lo, tendo sua própria maneira de estudar. Deve saber também que nenhum concurso é inalcançável. Se você chegar lá dizendo "Não sou capaz de passar", me desculpe, mas não será mesmo. 40% da prova que você irá fazer é psicológico. Quando se tem fé nas promessas do SENHOR, é fácil se sentir seguro. Vi casos de amigos que estudaram dia e noite, negaram muitos passeios e se dedicaram como tem que ser, mas, na hora da prova, por causa do nervosismo, foram impulsivos, esqueceram de detalhes triviais por causa de preocupações (confesso que já passei por esse caso) e reprovaram. Nervosismo é coisa séria. Outro grande problema: auto-confiança. Essa aí é uma faca de dois gumes: Você precisa dela para ser bem-sucedido, mas auto-confiança demais te levará ao clássico "Essa questão aí é fácil demais", "Essa tá no papo", ou então, "Gabaritei" (Não se assuste quando um de seus colegas disser isso depois da prova. Tem sempre um abençoado que diz, só pra colocar medo. Na verdade, ou ele é ninja, ou errou tudo. Eu não gosto de me reunir com eles e comentar a prova depois de fazê-la. Você acaba descobrindo o que errou e se sente péssimo...(risos).
    Vou contar rapidamente minha experiência pessoal. Sonhei ser militar. Tentei provas desde a 8ª série. até o ensino médio. Mas sempre procurei colocar em primeiro lugar a vontade de Deus na minha vida. Lembram que foi assim que eu e Bruna começamos a namorar? (risos) Deus sabe o melhor para a minha vida. Não permitiu que eu passasse para a Aeronáutica no começo, e quando tentei a prova do Exército (EsPCEx), nos dois anos, aconteceu algo incrível. Não passei nas duas provas por causa de 1 (uma) questãozinha ponto-de-corte. Antes de começar a resolver a prova, porém eu orei: "Senhor, seja feita a tua vontade. Se for pra eu passar, dá-me sabedoria. Se não, amém, tú és soberano". Eu estava vivendo em Manaus. Assim Deus me mostrou que eu sou capaz, mas que essa não era a vontade dele naquele momento para a minha vida. Confesso que fiquei arrasado por não passar, aceitando a vontade de Deus mesmo assim. Mas Realmente: Se eu tivesse passado, iria para longe (São Paulo), deixaria minha mãe em casa, que voltaria de Manaus 1 ano antes e não teria engravidado do meu irmão, e assim, eu não teria conhecido Bruna...
    O que Deus fez: Tentei o Enem, pois sabia que é importante ter faculdade hoje. Mesmo sem ser meu grande sonho, quis deixar que o Senhor agisse. Passei, usei minhas notas e estou agora no curso de Economia da UFRPE. Algo que eu também gosto. Graças a Deus. E daí em diante, só bênçãos!
    Então, quando for fazer sua prova, vá certo de que Deus já tem o melhor resultado para você. Lembre do que estudou. Pense nos seus objetivos. Não fique nervoso, você estudou para passar (estudou??? rs). Você verá que valeu a pena sacrificar um tempo dos seus dias para se dedicar ao seu futuro, que está em jogo. Não perca tempo, ele é valioso. Não descanse demais, nem tenha lazer demais. Nem estude mais do que aguenta, muito menos deixe de lado suas obrigações. Conciliar o tempo é a chave. Preparação é essencial. A permissão do Senhor é TUDO
   Espero ter contribuído com alguma ajuda... Qualquer coisa, entre em contato conosco. Sugestões são bem vindas. Um grande abraço!

Victor Rodrigues     

2 comentários:

  1. Amor, adorei sua postagem, você escreve muito muito bem (:
    Me ajudou bastante seus conselhos (que eu escuto quase todo dia -risos) Vou tentar botar mais em prática meu bem (mas você entende a minha situação né?)
    Realmente, não adianta se matar de estudar, se não for a vontade de Deus nada será feito, porque Ele é soberano... Seu testemunho me inspira muito (quando eu crescer quero ser igual a tu visse? KKKKKK)
    Eu amo você, beijos, Bruna Ximenes

    ResponderExcluir
  2. Que benção! Embora já esteja quase no fim da jornada da Universidade, gostei muito das suas dicas, Victor! Com certeza ajudarão muitos adolescentes, jovens e até adultos que se encontram em dúvida quanto a sua vocação e profissão. Abraços!

    ResponderExcluir